terça-feira, 25 de novembro de 2008

Inveja

Dizem que a inveja é a doença dos portugueses. Não há erro mais errado. Tomara nós que fosse essa a doença dos portugueses, era sinal de que estávamos todos de boa saúde. A doença dos portugueses é precisamente o contrário: incapacidade de sentir inveja. E a culpa que nos sufoca quando sentimos uma pontinha que seja de inveja.
Inveja vem do latim "invidia", que significa "ver ao contrário", um pouco como "intocável" ou "inadequado". É um defeito? Sim, mas um defeito que revela uma qualidade: a de saber ver, e a de admitir que pode haver outros melhores que nós ou numa situação melhor que a nossa.
E não será bom aceitar a diferença em vez de cortar os pulsos? Não será marca de bom gosto (e de forte integração social) desejar o que os outros têm? Lembrar o aspecto que falamos a nível material.
Se pensarmos um bocadinho, o que é o oposto da inveja, se não a mais irritante auto-suficiência e o mais penoso autismo? Se a inveja é ver os outros, não ter inveja é não ver os outros... E isso revela bastante egocentrismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

do it